Trabalho sobre gestão de riscos cibernéticos em sistemas de produção de decisão judicial recebe menção honrosa

Trabalho acadêmico de integrantes do PPEE recebe menção honrosa no Encontro de Administração de Justiça – ENAJUS 2022. O artigo intitula-se “Judiciário sob Ataque Hacker: Fatores de Risco para a Segurança do Processo Decisório em Sistemas Judiciais Eletrônicos” e possui autoria dos discentes Renato Solimar Alves e Marcus Aurélio Carvalho Georg e do professor Dr. Rafael Rabelo Nunes.

O ENAJUS 2022 aconteceu entre os dias 24 e 27 de outubro nas instalações da Universidade Positivo em Curitiba/ PR. No congresso foram apresentados um total de 80 trabalhos acadêmicos e 8 destes se destacaram e obtiveram a menção honrosa.

O discente Renato Solimar Alves, que apresentou o artigo no ENAJUS 2022, destaca que a pesquisa buscou, tendo em vista os recorrentes ataques cibernéticos que têm impactado a atividade finalística de diversos órgãos, identificar os principais riscos de negócio do Poder Judiciário. Como resultado foi obtida a relação dos 10 principais riscos de negócio de tribunais, aproximadamente 40 diferentes causas possíveis para os riscos e mais de 30 possíveis consequências. Os resultados obtidos permitem relacionar os riscos de negócio com diversos riscos operacionais, contribuindo para a gestão dos riscos, a gestão da segurança do processo judicial eletrônico, bem como a definição de controles que reduzam a probabilidade de ocorrência ou minimizem as consequências caso os riscos se concretizem.

Além desse trabalho, o grupo também apresentou um outro com o título “Os Tribunais do Distrito Federal possuem estruturas para gerenciar riscos de segurança da da informação? Um estudo à luz das três linhas de defesa”, assinado por Carlos Eduardo Mancini Queiroz, Rafael Rabelo Nunes, Jose Humberto da Cruz Cunha, Aldery Silveira Junior, Renato Solimar Alves.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *