MyMCDA-C Decision

RECURSOS HUMANOS ENVOLVIDOS

Prof. Dr. Rafael Rabelo Nunes
Prof. Dr. Evaldo César Rodrigues
Gabriel Tomaz Lima (aluno de graduação em Engenharia da Computação, UnB)

FOMENTO

  • FAP-DF
  • PIBITI (2017-2018)

QUALIFICAÇÃO DO PROBLEMA ABORDADO

O uso de métodos de decisão multicritério tem sido muito utilizado nos últimos anos na busca de possíveis soluções de problemas onde existem várias variáveis de escolha, muitas vezes conflitantes. Segundo (RODRIGUES, 2014), a busca desses métodos tem como origem a Pesquisa Operacional e a necessidade de se encontrar soluções práticas que se vinculem de alguma forma, com as atividades rotineiras desempenhadas por organizações.

A metodologia MCDA-C (Multicriteria Decision Aid-Constructivist) se destaca dentre várias outras pelo fato de utilizar não apenas a Pesquisa Operacional pura e matemática, mas também, de possuir elementos subjetivos na construção do método que permite traduzir, em forma quantitativa, percepções qualitativas de atores envolvidos em algum processo decisório.

Para o uso desse método em pesquisas acadêmicas, o software MAMADECISÃO foi desenvolvido e aprimorado nos últimos anos por pesquisadores do Departamento de Administração da UnB. Trata-se de uma implementação do método MCDA-C em uma planilha Excel customizada, onde as técnicas do método são modeladas o que se transformou em uma ferramenta útil para pesquisadores em várias áreas do conhecimento.

Como exemplificação, (FARIAS, 2016), utilizou o software MAMADECISÃO como ferramenta de apoio na pesquisa entre os sistemas de transporte individual do DF. Nesse caso específico, foi utilizado a ferramenta Google Forms para coleta de informações, e, depois o resultado da pesquisa foi aplicado no software para se produzir efetivamente os resultados para análise da pesquisa. Da mesma forma, (RODRIGUES, 2016) utilizou a mesma ferramenta para analisar o sistema de transporte público coletivo de Brasília e Estocolmo. Em outro estudo realizado por (SILVA, 2015), utilizou-se também essa ferramenta para avaliar a percepção dos usuários do BRT-DF quanto à integração do pagamento do bilhete através do smartphone.

Apesar de ser utilizado com sucesso em casos como esses, entende-se que o formato de usabilidade proporcionado pelo Excel dificulta a disseminação do software em outras pesquisas. Assim, vê-se como oportunidade a reconstrução do software em interface web e/ou móvel, de forma que o uso dessa solução seja impulsionado tanto por pesquisas acadêmicas, mas por organizações, visto que, não há no mercado softwares que proporcionem o uso dessa técnica de forma gratuita.

Para se tornar gratuito, será necessário investigar a melhor forma de desenvolver esse software e a melhor forma de disponibilizá-lo. Para isso, entende-se que além de se estudar o método MCDA-C também será necessário encontrar formas de como prover essa solução e disseminá-la de forma a utilizar o menor recurso possível.

OBJETIVOS E METAS A SEREM ALCANÇADOS

Buscar, entre as tecnologias de desenvolvimento de software disponíveis, tecnologias emergentes que possam ser úteis no desenvolvimento de uma aplicação que implemente MCDA-C;
Criar uma infraestrutura tecnológica para hospedar o sistema a ser desenvolvido;
Desenvolver um software que implemente o método de decisão multicritério MCDA-C;
Disseminar o uso da metodologia entre os envolvidos no projeto.

METODOLOGIA

Inicialmente, deve ser feita uma revisão sistemática da literatura, para determinar o estudo da arte do tema pesquisado, a qual usa uma abordagem bem definida para revisar a literatura, seguindo um protocolo para selecionar e analisar as fontes (CRONIN & COUGHLAN, 2008). Entende-se que, dessa forma, conseguirá ter uma ideia sobre o uso da metodologia MCDA-C no mundo e a comparação com outros métodos. Em seguida, deverá se buscar quais são as linguagens de programação e tecnologias que podem ser úteis no desenvolvimento desse software. Ao mesmo tempo, deverá ser feito um levantamento dos requisitos necessários para se hospedar a solução a ser produzida. Paralelamente, os alunos envolvidos na pesquisa deverão estudar o funcionamento de técnicas de decisão multicritério bem como um levantamento extensivo de aplicações dessas técnicas. Conhecendo a dinâmica da técnica, e o funcionamento do MAMADECISÃO, poderá ser feito a implementação na tecnologia escolhida e então, e os testes poderão ser feitos com resultados já realizados em outras pesquisas cujo MAMADECISÃO foi utilizado.
Por fim, entende-se que, caso se atinjam os objetivos da pesquisa, o software poderá ser disponibilizado para a comunidade acadêmica (onde a divulgação poderia ser realizada por meio de um artigo científico) e também para organizações que tenham interesse em utilizar a metodologia.

REFERÊNCIAS

CRONIN, P. R., & COUGHLAN, M. (2008). Undertaking a literature review: a step-by-step approach. British journal of nursing. Mark Allen Publishing.
FARIAS, F. M. (2016). AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DE QUALIDADE DA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO DE TRANSPORTE INDIVIDUAL DE PASSAGEIROS DO DISTRITO FEDERAL: TÁXI E UBER. Brasilia.
RODRIGUES, E. C. (2014). METODOLOGIA PARA INVESTIGAÇÃO DA PERCEPÇÃO DAS INOVAÇÕES NA USABILIDADE DO SISTEMA METROVIÁRIO – UMA ABORDAGEM ANTROPOTECNOLÓGICA. Brasília: Tese de Doutorado.
RODRIGUES, E. C. (2016). Análise multicritério para avaliação comparativa entre os sistemas de transporte público coletivo de Brasília e de Estocolmo. Universitas: Gestão e TI, pp. 41-50.
SILVA, R. B. (2015). ANÁLISE MULTICRITÉRIO DE APOIO À DECISÃO: PERCEPÇÃO DOS USUÁRIOS DO BRT-DF QUANTO À INTEGRAÇÃO DO PAGAMENTO DO BILHETE ATRAVÉS DO SMARTPHONE. Anais – SIMPEP.