Desenvolvemos um modelo que enfrenta um desafio significativo para gestores de TI no setor público brasileiro na fase pré-licitatória. A decisão sobre se uma solução é de TI ou não afeta diretamente o fluxo de contratações, e nosso modelo traz uma objetividade que ajuda a reduzir a subjetividade e o medo de responsabilização em contratações de Soluções de TIC.
Objetivo: Criar um modelo multicritério de apoio à decisão, visando mitigar riscos de não conformidade em processos de contratação de soluções de TIC para a Administração Pública.
Metodologia: Nossa pesquisa aplicada combinou abordagens quantitativas e qualitativas em duas etapas. A primeira etapa foi conduzida através de pesquisa documental, e a segunda utilizou o método multicritério AHP para análise dos achados.
Principais Resultados: O modelo desenvolvido alcançou 95% de assertividade ao ser comparado com uma amostra de Soluções de TIC do Governo Federal.
Contribuições Teóricas e Metodológicas: Inovamos ao aplicar o método AHP de maneira não tradicional, oferecendo uma resposta objetiva a questões binárias, como se uma solução é de TIC ou não, enquanto o AHP é comumente usado para priorizar alternativas.
Impacto na Gestão: Essa inovação acelera e torna mais objetiva a tomada de decisão dos gestores públicos em relação à classificação de soluções como sendo ou não de TIC, trazendo mais segurança e eficiência ao processo de contratação.
Link para o artigo: https://lnkd.in/dPAK9wpd
Foi publicado no dia do aniversário @Marcus Georg! Valeu Fernando Rocha Moreira e Fábio Tabosa
