Hoje tive a honra de visitar o Centro de Instrução de Guerra Eletrônica (CIGE) do Exército Brasileiro. Durante a visita, a nossa turma de Segurança Cibernética do PPEE UnB pode acompanhar as simulações finais dos seguintes cursos:

Curso de Planejamento de Guerra Eletrônica e de Guerra Cibernética em Apoio às Operações
* Curso de Guerra Cibernética para Oficiais
* Curso Básico de Guerra Eletrônica para Sargentos

O CIGE tem dentre suas atribuições a qualificação de recursos humanos em guerra eletrônica e cibernética, fortalecendo o poder de combate da Força Terrestre, e completou 40 anos de criação em março de 2024, o que simboliza décadas de investimento em conhecimento, tecnologia e preparo.

Ver “ao vivo” a dedicação dos instrutores e militares nas simulações me trouxe a certeza de que, muitas vezes, não temos plena dimensão do quão grandioso é isso para a nossa nação. A tecnologia, a doutrina, o treinamento, a cooperação internacional se traduzem em segurança, soberania e autoconfiança para o Brasil.

Para quem está no setor de tecnologia, privacidade, segurança da informação ou gestão de riscos (como eu), fica claro que o ambiente corporativo ou acadêmico muitas vezes reflete essas mesmas exigências: resolução de problemas complexos, antecipação de ameaças, análise crítica e atuação proativa.

Agradeço a calorosa receptividade do Nícolas Lobo Lobato, do Allan Carlos Felício, e do @Alex Marano, e do nobre Comandante TC @Lúcio Jerônimo, e claro ao Antonio Borge que sempre terá a alma do ComDCiber!

PPEE UnB Departamento de Administração da Universidade de Brasília Programa de Pós-graduação Profissional em Administração Pública da Universidade de Brasília