Estudar línguas dispondo de 15 minutos por dia. É possível!

Virada de ano sempre colocamos novas metas, não é?

Pois bem! Na virada do ano de 2018 para 2019 tinha colocado uma meta para mim! Voltar a estudar Francês! Mas como eu faria e encontraria tempo para inserir mais uma atividade na minha vida? Para quem não sabe trabalho em dois lugares, sou pai, tenho uma esposa, costumo me exercitar de 2 a 3 vezes por semana, e claro, me divirto.

Minha história com a língua frances já vem de algum tempo. Comecei a estudar essa língua no ano de 2005 na Aliança Francesa, quando estava perto de terminar a graduação em Engenharia. Naquela altura já tinha fluência no inglês mas não queria estudar espanhol, aí comecei a estudar francês com um colega da faculdade.

Contudo, o estudo de francês era algo mais por prazer do que para currículo. Dessa forma, tive que abandonar o curso por necessidade logo depois que fiz um intercâmbio. Quando retornei, acabei começando um mestrado e desde então, nunca tive mais tempo para estudar.

Para cumprir a minha meta do ano de 2019 comecei a procurar escolas próximo de minha casa, próximo do trabalho e procurava entender como resolver as questões logísticas e arrumar um tempo para estudar. Até que me veio uma coisa na cabeça: ora, estamos em 2019. Será que eu posso estudar língua por meio de um aplicativo? Algo sério… nada como Duolingo e the book is on the table!

Pois não é que encontrei um aplicativo interessante? O nome dele é Frantastique! O nome é uma mistura de Français com fantastique!

Me cadastrei nesse aplicativo no dia 31 de dezembro de 2018 e fiz as 10 primeiras lições gratuitas. No dia 09 de janeiro de 2019, recebi uma avaliação do meu nível em Francês.

Nada mal para quem tinha ficado mais de 10 anos sem estudar, não é? Bacana é que essa nota é uma média de três competências: Vocabulário (obtive nota 2.1); Comunicação Oral (obtive nota 2.6); e Gramática (obtive nota 1.0). Convenhamos, a Gramática da língua francesa não é nada fácil!

Um ano após o uso diário do aplicativo, em que me dedico de 15 a 20 minutos para fazer as lições veja só meu novo nível.

Bacana, não é?

Pois é! O formato pedagógico deles privilegia lições curtas com uma pegada bacana de humor, o que torna as aulas leves.

Além disso, existe um motor de inteligência artificial por trás do método de forma que você vai praticando apenas os pontos em que você tem deficiência. Quando vamos para uma aula presencial de idiomas acabamos perdendo tempo e ficando estudando pontos que já sabemos, não é?

Outro ponto bacana é poder estudar pelo celular, pelo tablet ou então, pelo computador.

Quer tentar estudar um novo idioma? Se inscreva por esse link – ganhe um mês grátis e me dê um mês grátis para que eu continue estudando Francês.

Eles também possuem uma versão para inglês! Clique aqui para se inscrever na versão do aplicativo de inglês e também ganhar um mes grátis! E também, possuem a versão para espanhol! Clique aqui para se inscrever na versão do aplicativo para espanhol.

Ah, depois desse mês grátis você deverá investir um valor mensal, mas te garanto que é bem mais barato do que qualquer escola de idiomas… e claro, tem também maior retorno!

Um forte abraço e bons estudos!
Prof. Rafael Rabelo

Apresentação dos Trabalhos – ADM de SI e Gestão de Processos

Os alunos de Administração de Sistemas de Informação e Gestão de Processos apresentaram os seus trabalhos ontem, dia 27 de novembro de 2018. A apresentação foi realizada no formato de feira de ciências, onde as todos os dados do trabalho deveriam estar condensados em uma folha A3.

Todos os alunos eram responsáveis por avaliar todos por meio de um formulário Google Forms. Ao mesmo tempo em que aconteciam as apresentações, havia uma confraternização regada a salgados, refrigerantes, sucos e até brownies.

Segundo o aluno Daniel Rivas, o método “(…) tirou toda a tensão de apresentação tradicional”. Ele acredita que os seus colegas tenham até se expressado melhor.

O trabalho da disciplina Gestão de Processos foi realizado por meio de uma pesquisa-ação, em que os alunos elegiam uma organização para fazer algum tipo de intervenção e melhoria nos processos organizacionais. Já a disciplina Administração de Sistemas de Informação utilizou metodologias variadas, em temas como Segurança da Informação em organizações contábeis, Chatbots, ERPs, entre outros.

Curso de Segurança da Informação finalizado no Supremo Tribunal Federal

O Prof. Rafael Rabelo esteve a frente da tutoria, entre os dias 15/10 a 09/11 de 2018, do curso de “Segurança da Informação: entenda os riscos e proteja-se”, ministrado na modalidade à distância. O curso teve como objetivo “despertar a sensibilidade dos servidores do STF para os riscos de segurança da informação”.

Participaram 42 servidores das mais diversas áreas do órgão. Esse assunto tem sido bastante debatido nas organizações modernas e é essencial que os colaboradores das organizações estejam prontos e entendam os riscos advindos do uso da tecnologia no trato da informação, e cada vez mais, na automatização dos processos organizacionais.

Mais informações sobre o curso estão disponíveis aqui.

MBA em Compliance e Governança

Os Programas de Compliance – também conhecidos como de conformidade, de cumprimento e de integridade – são cada vez mais relevantes para criar padrões de condutas institucionais, prevenir o descumprimento de obrigações legais e regulatórias e evitar os riscos e ilícitos. Pretendendo ampliar o conhecimento de profissionais acerca da Governança Organizacional, o CPGIS está oferecendo o curso MBA em Compliance e Governança.

O Prof. Rafael Rabelo ministrará a disciplina Gestão de Riscos nesse curso. Maiores informações podem ser encontradas no site do CPGIS.

Fonte: CPGIS

 

Exército e Universidade de Brasília lançam MBA em Gestão De Projetos com foco nos Programas Estratégicos

Brasília (DF) – A Universidade de Brasília (UnB) e o Exército Brasileiro darão início, em setembro, a um curso de Pós-Graduação em Gestão de Projetos. O MBA foi desenvolvido por meio de parceria entre as duas instituições, com conteúdos e formato customizados para as necessidades do Exército, em especial dos Programas e Projetos Estratégicos. No dia 3 de agosto, um evento foi realizado no Quartel-General do Exército para marcar a assinatura do Termo de Execução Descentralizada (TED) que regula o curso.

A reitora da UnB, Márcia Abrahão Moura, destacou a importância da iniciativa e a perspectiva de que essa seja apenas a primeiras de outras parcerias na área de gestão de projetos. “Para a UnB é uma honra essa parceria com o Exército, que é exemplo de planejamento no País. Estamos num movimento interno muito forte para melhorar o nosso próprio planejamento, certamente vocês também vão trazer algumas experiências que poderemos usar”, afirmou.

Estiveram presentes à solenidade representantes do meio acadêmico e da Seção do Distrito Federal do PMI (Project Management Institute), organização sem fins lucrativos que visa normatizar e desenvolver a gerência de projetos em todo o mundo. Trinta militares foram selecionados como alunos do novo curso, que terá 375 horas/aula. As pesquisas realizadas no MBA serão voltadas para temas de interesse do Exército. Além disso, a turma será dividida em seis equipes para o desenvolvimento de projetos voltados para a Força Terrestre.

“A parceria entre o Exército Brasileiro e a UnB é muito bem-vinda, ainda mais nessa área de gerenciamento de projetos e programas. Nós não temos expertise nessa área, e tanto Exército como a UnB são instituições de alta credibilidade. É o início de uma parceria que não tenho dúvidas de que vai ser muito exitosa”, declarou o Chefe do Estado-Maior do Exército, General de Exército Fernando Azevedo e Silva.

O Chefe do Escritório de Projetos do Exército (EPEx), General de Brigada Ivan Ferreira Neiva Filho, acrescentou que a área de gestão de projetos é uma área nova do conhecimento, não só para a Força Terrestre, mas o Brasil como um todo, por isso a importância da formação. “É um primeiro passo pra gente aprofundar outras iniciativas que acontecerão à frente, com a própria UnB ou outros órgãos nesse mesmo sentido. O que a gente quer é gerar conhecimento, trazer para o Exército capacitação nessa área”, reforçou.

Fonte: http://www.eb.mil.br/web/noticias/noticiario-do-exercito/-/asset_publisher/MjaG93KcunQI/content/id/9096028

-x-

O Prof. Rafael Rabelo ministrará a disciplina Gestão da Qualidade nesse curso.

Alunos do curso de Administração da UnB aplicam técnicas de Gestão de Processos no Senado Federal

No dia 24 de novembro de 2017, em cerimônia realizada no hall de entrada da Secretaria de Gestão de Pessoas do Senado Federal, ocorreu a Reinauguração do Serviço de Atendimento ao Usuário – Seatus. Sob a chefia do servidor Washington Reis, desde abril do corrente ano, o Serviço vem buscando o alinhamento com o Planejamento Estratégico do Senado Federal, expresso no segundo item da Carta de Compromissos da Diretoria-Geral, como excelência na prestação de serviços públicos. Em seu discurso, Washington enfatizou sobre o ótimo trabalho que sua equipe vem realizado e dos desafios que ainda tem para enfrentar nessa jornada à frente ao Seatus.

A diretora-geral do Senado, Ilana Trombka, afirmou que a reinauguração do serviço é a materialização das ações buscadas na Carta de Compromissos – lançada há dois anos – e uma iniciativa planejada e organizada pelo próprio setor, que percebeu a importância do trabalho. Segundo Ilana, o novo Seatus é a mostra concreta de uma mudança de cultura organizacional, com decisões que não partiram da DGER.

— Essa reinauguração tem a importância de contribuir para o Senado, deixando um legado. Agradeço a todos aqui por esse passo definitivo que vem sendo construído para a Casa — comemorou a diretora.

A mudança de paradigmas na gestão do Seatus, promovida por Washington Reis, tem como premissa a integração e a participação dos colaboradores no desenvolvimento das ações e dos serviços prestados no setor. Destaca-se, por exemplo, a criação de Núcleos de Trabalhos que se subdividem em Comitês onde os colaboradores são designados para compor equipes com um administrador, descentralizando as tomadas de decisões. Entre os colaboradores, ressalta-se a participação de alunos do curso de Administração da UnB, entre eles, Emmanuel Gonçalves e Letícia Costa, responsáveis, respectivamente, pelos Comitês de Comunicação e Identidade Visual e Ambiente Organizacional.

Os alunos aplicaram técnicas de Gestão de Processos, sob orientação do Prof.º. Rafael Rabelo, com a implementação de estrutura de layout, sinalização e um projeto de expansão do setor para melhor adaptação dos serviços prestados. Letícia Costa e Emmanuel Gonçalves, evidenciaram, ainda, a importância da aplicação da teoria à prática como uma oportunidade de assimilar de forma eficaz o que foi disseminado em sala de aula.

Reinauguração do Serviço de Atendimento ao Usuário

A reinauguração do Seatus foi prestigiada pela alta Administração da Casa, Sra. Ilana Trombka – Diretora-Geral, Sr. Márcio Tancredi – Diretor-Executivo de Gestão e o Sr. Paulo Meira – Diretor da Secretaria de Gestão de Pessoas, Coordenadores, Assessores, e servidores da Casa, com a expressão de elogios para os colaboradores que participaram de forma ativa para as mudanças.

Márcio Tancredi, diretor-executivo de Gestão, elogiou a chefia do Seatus pelo projeto que reinaugurou o Seatus, que prioriza a qualidade do atendimento e a correta prestação de informações. Para Tancredi, é notável a disposição de mudar a maneira de pensar e fazer o trabalho e não insistir na burocracia dos serviços, aprendendo também a ouvir e a crescer com os erros. O diretor afirmou que a iniciativa da SEGP vem ao encontro do projeto que busca a automação nas ações que envolvem recursos humanos, trazendo um novo modelo para a área.

Diretor da SEGP, Paulo Meira expôs o cenário ideal para uma central de atendimento como aquele em que a informação é prestada com exatidão e de maneira cortês e gentil. Qualquer outra situação fora disso, avaliou o diretor, não satisfaz a expectativa do trabalho. Ele também classificou a reinauguração do Seatus como uma ação estreitamente ligada ao segundo item da Carta de Compromissos e as Diretrizes Estratégicas do Senado para o biênio 2017/2018.