Equipe de pesquisadores da UnB publica três artigos sobre Segurança Cibernética em revista científica internacional

A Segurança Cibernética é um tema cada vez mais importante na proteção de dados e informações em ambientes digitais, sendo esse a principal temática que tem sido estudada pela equipe de pesquisadores, liderada pelo professor Rafael Rabelo Nunes. Juntamente com outros professores e alunos, o grupo apresentou estudos relevantes sobre Segurança Cibernética no Brasil, com o aceite de três artigos científicos na revista RISTI (Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação).

Os artigos foram resultado de pesquisas realizadas em conjunto com outros profissionais da área. O primeiro deles, intitulado “Judiciário sob ataque hacker: riscos de negócio para segurança cibernética em tribunais brasileiros”, foi escrito em conjunto com Renato Solimar Alves e Marcus Aurélio Carvalho Georg. O segundo artigo, “Os desafios da Segurança Cibernética no setor público federal do Brasil: estudo sob a ótica de gestores de tecnologia da informação”, contou com a participação de Marcus Aurélio Carvalho Georg, Walisson Magno Silva Rodrigues, Carlos André de Melo Alves, Aldery Silveira Junior e Rafael Rabelo Nunes. O terceiro artigo, “Implementação da Arquitetura Zero Trust: uma Revisão Sistemática de Literatura”, teve como autores Luiz Guilherme Schiefler de Arruda, William Ferreira Giozza, Georges Daniel Anvame Nze e Rafael Rabelo Nunes.

Os professores Georges Daniel Anvame Nze, Willliam Ferreira Giozza e Carlos André de Melo Alves atuam em conjunto com o professor Rafael Rabelo Nunes no Programa de Pós-Graduação Profissional em Engenharia Elétrica da UnB, e o Professor Aldery Silveira Junior no Departamento de Administração da UnB. Já o Wallisson Magno Silva Rodrigues, por sua vez, foi um aluno de graduação em administração que participou do segundo artigo publicado na revista RISTI. Os demais autores são alunos do Mestrado em Engenharia Elétrica da UnB.

A publicação desses artigos é um importante reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos pesquisadores e pode contribuir para a adoção de medidas mais eficazes de segurança cibernética no Brasil.

Estudar línguas dispondo de 15 minutos por dia. É possível!

Virada de ano sempre colocamos novas metas, não é?

Pois bem! Na virada do ano de 2018 para 2019 tinha colocado uma meta para mim! Voltar a estudar Francês! Mas como eu faria e encontraria tempo para inserir mais uma atividade na minha vida? Para quem não sabe trabalho em dois lugares, sou pai, tenho uma esposa, costumo me exercitar de 2 a 3 vezes por semana, e claro, me divirto.

Minha história com a língua frances já vem de algum tempo. Comecei a estudar essa língua no ano de 2005 na Aliança Francesa, quando estava perto de terminar a graduação em Engenharia. Naquela altura já tinha fluência no inglês mas não queria estudar espanhol, aí comecei a estudar francês com um colega da faculdade.

Contudo, o estudo de francês era algo mais por prazer do que para currículo. Dessa forma, tive que abandonar o curso por necessidade logo depois que fiz um intercâmbio. Quando retornei, acabei começando um mestrado e desde então, nunca tive mais tempo para estudar.

Para cumprir a minha meta do ano de 2019 comecei a procurar escolas próximo de minha casa, próximo do trabalho e procurava entender como resolver as questões logísticas e arrumar um tempo para estudar. Até que me veio uma coisa na cabeça: ora, estamos em 2019. Será que eu posso estudar língua por meio de um aplicativo? Algo sério… nada como Duolingo e the book is on the table!

Pois não é que encontrei um aplicativo interessante? O nome dele é Frantastique! O nome é uma mistura de Français com fantastique!

Me cadastrei nesse aplicativo no dia 31 de dezembro de 2018 e fiz as 10 primeiras lições gratuitas. No dia 09 de janeiro de 2019, recebi uma avaliação do meu nível em Francês.

Nada mal para quem tinha ficado mais de 10 anos sem estudar, não é? Bacana é que essa nota é uma média de três competências: Vocabulário (obtive nota 2.1); Comunicação Oral (obtive nota 2.6); e Gramática (obtive nota 1.0). Convenhamos, a Gramática da língua francesa não é nada fácil!

Um ano após o uso diário do aplicativo, em que me dedico de 15 a 20 minutos para fazer as lições veja só meu novo nível.

Bacana, não é?

Pois é! O formato pedagógico deles privilegia lições curtas com uma pegada bacana de humor, o que torna as aulas leves.

Além disso, existe um motor de inteligência artificial por trás do método de forma que você vai praticando apenas os pontos em que você tem deficiência. Quando vamos para uma aula presencial de idiomas acabamos perdendo tempo e ficando estudando pontos que já sabemos, não é?

Outro ponto bacana é poder estudar pelo celular, pelo tablet ou então, pelo computador.

Quer tentar estudar um novo idioma? Se inscreva por esse link – ganhe um mês grátis e me dê um mês grátis para que eu continue estudando Francês.

Eles também possuem uma versão para inglês! Clique aqui para se inscrever na versão do aplicativo de inglês e também ganhar um mes grátis! E também, possuem a versão para espanhol! Clique aqui para se inscrever na versão do aplicativo para espanhol.

Ah, depois desse mês grátis você deverá investir um valor mensal, mas te garanto que é bem mais barato do que qualquer escola de idiomas… e claro, tem também maior retorno!

Um forte abraço e bons estudos!
Prof. Rafael Rabelo

É possível gerar indicadores de desempenho utilizando o SEI? ENAJUS 2019

Brasília, 06 de agosto de 2019.

Hoje, o Prof. Rafael Rabelo apresentou o artigo “É possível gerar indicadores de desempenho utilizando o Sistema Eletrônico de Informações (SEI)?” no Encontro Nacional de Administração da Justiça – 2019, realizado nas dependências da FINATEC, em Brasília.

O artigo partiu de uma pesquisa realizada dentro do Supremo Tribunal Federal pelo seu aluno Rodrigo de Lima Cunha, sob orientação do Prof. Rafael Rabelo e colaboração do Prof. Carlos André de Melo Alves.

Segundo um membro do comitê do Trabalho Remoto, a solução foi um “divisor de águas na gestão do trabalho remoto do STF”.

Link para o trabalho completo

RESUMO: O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) – idealizado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, e atualmente, suportado pelo Processo Eletrônico Nacional do Ministério da Economia – tem sido um software muito adotado na Administração Pública Federal, com instalações em 111 órgãos dos três poderes em seus mais diversos níveis – Federal, Estadual e Municipal. Uma das razões que explica o sucesso desse software é a sua flexibilidade na implementação de processos de trabalho, sem que haja, necessariamente, mapeamento do fluxo e o detalhamento de todas as suas atividades do processo. Isso permite sua rápida absorção pelos usuários e as mais diversas áreas da organização. Em um primeiro momento, é comum se ter a sensação de que a eliminação do papel e o trâmite eletrônico dos processos traz ganhos, contudo, a inexistência de detalhes do fluxo do processo, aliada a ausência de indicadores de desempenho pode dificultar a sua melhoria contínua. Neste relatório técnico, propõe-se uma maneira de endereçar essa questão pelo uso do próprio SEI aliado a uma ferramenta de Business Intelligence. A metodologia utilizada foi a de pesquisa-ação dentro do processo de gestão do trabalho remoto do Supremo Tribunal Federal. Nessa metodologia, primeiramente se explicita o problema e os principais desafios, buscam-se por soluções que podem endereçar o desafio, implanta-se um protótipo de solução para, enfim, avaliar resultados para novos ciclos de melhoria. A proposta de solução não gerou custos adicionais para o Tribunal e trouxe insights para melhorias do processo de gestão do trabalho remoto.

GOOP 2019

Estão abertas as inscrições para o Congresso de Gestão de Operações e Projetos em Organizações Públicas (GOOP), que será realizado na próxima semana, dias 27, 28 e 29/05/19nas dependências da FACE (Auditório Verde e Auditório Azul). As atividades ocorrerão à tarde (sessões científicas) e à noite (mesas redondas). Vide programação do Congresso em anexo.

As inscrições são gratuitas e serão efetuadas no site indicado a seguir, onde é possível consultar a programação do congresso.

O evento, apesar de ser gratuito, oferecerá coffee break para os participantes.

O Prof. Rafael Rabelo publicará o artigo intitulado “Instrumento para avaliação da maturidade em gestão de riscos em organizações públicas”, fruto de um trabalho da aluna Bárbara Teixeira. Ele também participará como palestrante em uma mesa redonda sobre Gestão de TI com a palestra “Riscos de TI: Um Caminho para Produtos e Serviços de Qualidade” (apresentação utilizada aqui).

Professor Rafael Rabelo é homenageado em formatura dos alunos de Administração

Com muita felicidade participei, na última quinta-feira, dia 14 de março de 2019, da solenidade de formatura dos alunos do 2o semestre de 2019 do curso de Bacharelado em Administração da Universidade de Brasília, onde fui homenageado.

A formatura aconteceu no Auditório da Associação de Docentes da UnB e foi a primeira vez que a cerimônia foi organizada pelo Departamento de Administração. Até o primeiro semestre de 2018, as solenidades eram realizadas pelo cerimonial da UnB.

Aos alunos desejo muito sucesso na carreira de Administração.

Apresentação dos Trabalhos – ADM de SI e Gestão de Processos

Os alunos de Administração de Sistemas de Informação e Gestão de Processos apresentaram os seus trabalhos ontem, dia 27 de novembro de 2018. A apresentação foi realizada no formato de feira de ciências, onde as todos os dados do trabalho deveriam estar condensados em uma folha A3.

Todos os alunos eram responsáveis por avaliar todos por meio de um formulário Google Forms. Ao mesmo tempo em que aconteciam as apresentações, havia uma confraternização regada a salgados, refrigerantes, sucos e até brownies.

Segundo o aluno Daniel Rivas, o método “(…) tirou toda a tensão de apresentação tradicional”. Ele acredita que os seus colegas tenham até se expressado melhor.

O trabalho da disciplina Gestão de Processos foi realizado por meio de uma pesquisa-ação, em que os alunos elegiam uma organização para fazer algum tipo de intervenção e melhoria nos processos organizacionais. Já a disciplina Administração de Sistemas de Informação utilizou metodologias variadas, em temas como Segurança da Informação em organizações contábeis, Chatbots, ERPs, entre outros.

Curso de Segurança da Informação finalizado no Supremo Tribunal Federal

O Prof. Rafael Rabelo esteve a frente da tutoria, entre os dias 15/10 a 09/11 de 2018, do curso de “Segurança da Informação: entenda os riscos e proteja-se”, ministrado na modalidade à distância. O curso teve como objetivo “despertar a sensibilidade dos servidores do STF para os riscos de segurança da informação”.

Participaram 42 servidores das mais diversas áreas do órgão. Esse assunto tem sido bastante debatido nas organizações modernas e é essencial que os colaboradores das organizações estejam prontos e entendam os riscos advindos do uso da tecnologia no trato da informação, e cada vez mais, na automatização dos processos organizacionais.

Mais informações sobre o curso estão disponíveis aqui.

Projeto MyMCDA-C é premiado com Menção Honrosa pelo PROIC/UnB

O PROIC/UnB liberou a lista de projetos que foram indicados ao Prêmio Destaque e à Menção Honrosa. O Projeto MyMCDA-C, desenvolvido pelo aluno Gabriel Tomaz Lima sob orientação do Prof. Rafael Rabelo e colaboração do Prof. Evaldo César teve indicação de Menção Honrosa.

O prêmio será entregue na Cerimônia de Premiação do 24º Congresso de IC da UnB e 15º do DF, no dia 26 de outubro (sexta-feira) às 15h, no Centro Cultural ADUnB, Campus Darcy Ribeiro, UnB, Asa Norte.

Links:
Informações sobre o projeto
Lista dos indicados
Software MyMCDA-C

Pesquisadores do GOMETA apresentam artigos no 29o. Enangrad na FECAP/SP

Os pesquisadores do GOMETA: José Márcio Carvalho, Carlos André de Melo Alves e Rafael Rabelo, juntamente com alunos do ADM/UnB participaram na última semana do 29o. Enangrad – Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração, organizado pela ANGRAD – Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração na FECAP em São Paulo.

Na ocasião os pesquisadores, juntamente com alunos do ADM/UnB apresentaram artigos desenvolvidos em nosso grupo de pesquisa. Foram apresentados os seguintes artigos:

ENANGRAD PLENO – ‘Crowdfunding: uma análise da produção científica em bases de dados de 2013 a 2017’. Autores: Marcio Rossi Junior e Carlos André de Melo Alves. Destacamos que este artigo foi selecionado entre os três melhores da Área 2: ‘Empreendedorismo, Startups e Inovação’, dessa forma, o artigo recebe o ‘certificado de mérito’ pela Comissão Científica do 29o. Enangrad.

ENANGRAD PLENO – A estrutura produtiva de cafés especiais da Mantiqueira de Minas: uma abordagem de netchains, de autoria de Giulia Angélico (UFLA) e José Márcio Carvalho.

ENANGRAD PLENO – Análise da influência da potência de equipe na execução de projetos: um estudo com a equipe de operações de jornalismo da TV Globo em Brasília, de autoria de Leonardo Campos, José Márcio Carvalho e Carlos Rosano Peña.

ENANGRAD PLENO – Aderência à lei n. 12.305/2010 e operacionalização do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de uma organização pública, de autoria de Adriane Rangel e Jorge Alfredo Cerqueira Streit.

ENANGRAD PLENO – A influência do Marketing Digital nas Micro e Pequenas Empresas de Brasília, cujos autores foram Mateus Recart Costa, Rafael Rabelo, Aldery Silveira Junior e Jorge Alfredo Cerqueira Streit.

ENANGRAD JÚNIOR: ‘Eficiência do Setor Aéreo Brasileiro com DEA: uma revisão sistemática interativa’, o qual é de autoria e foi apresentado por Frederico Lima Meneses, com a supervisão do pesquisador do GOMETA Victor Rafael Rezende Celestino.

Fonte: Blog GO META

Exército e Universidade de Brasília lançam MBA em Gestão De Projetos com foco nos Programas Estratégicos

Brasília (DF) – A Universidade de Brasília (UnB) e o Exército Brasileiro darão início, em setembro, a um curso de Pós-Graduação em Gestão de Projetos. O MBA foi desenvolvido por meio de parceria entre as duas instituições, com conteúdos e formato customizados para as necessidades do Exército, em especial dos Programas e Projetos Estratégicos. No dia 3 de agosto, um evento foi realizado no Quartel-General do Exército para marcar a assinatura do Termo de Execução Descentralizada (TED) que regula o curso.

A reitora da UnB, Márcia Abrahão Moura, destacou a importância da iniciativa e a perspectiva de que essa seja apenas a primeiras de outras parcerias na área de gestão de projetos. “Para a UnB é uma honra essa parceria com o Exército, que é exemplo de planejamento no País. Estamos num movimento interno muito forte para melhorar o nosso próprio planejamento, certamente vocês também vão trazer algumas experiências que poderemos usar”, afirmou.

Estiveram presentes à solenidade representantes do meio acadêmico e da Seção do Distrito Federal do PMI (Project Management Institute), organização sem fins lucrativos que visa normatizar e desenvolver a gerência de projetos em todo o mundo. Trinta militares foram selecionados como alunos do novo curso, que terá 375 horas/aula. As pesquisas realizadas no MBA serão voltadas para temas de interesse do Exército. Além disso, a turma será dividida em seis equipes para o desenvolvimento de projetos voltados para a Força Terrestre.

“A parceria entre o Exército Brasileiro e a UnB é muito bem-vinda, ainda mais nessa área de gerenciamento de projetos e programas. Nós não temos expertise nessa área, e tanto Exército como a UnB são instituições de alta credibilidade. É o início de uma parceria que não tenho dúvidas de que vai ser muito exitosa”, declarou o Chefe do Estado-Maior do Exército, General de Exército Fernando Azevedo e Silva.

O Chefe do Escritório de Projetos do Exército (EPEx), General de Brigada Ivan Ferreira Neiva Filho, acrescentou que a área de gestão de projetos é uma área nova do conhecimento, não só para a Força Terrestre, mas o Brasil como um todo, por isso a importância da formação. “É um primeiro passo pra gente aprofundar outras iniciativas que acontecerão à frente, com a própria UnB ou outros órgãos nesse mesmo sentido. O que a gente quer é gerar conhecimento, trazer para o Exército capacitação nessa área”, reforçou.

Fonte: http://www.eb.mil.br/web/noticias/noticiario-do-exercito/-/asset_publisher/MjaG93KcunQI/content/id/9096028

-x-

O Prof. Rafael Rabelo ministrará a disciplina Gestão da Qualidade nesse curso.