Após uma longa jornada de pesquisa e revisões, temos a alegria de anunciar a publicação do artigo “Proposed Approach for Assessing the Effectiveness of Cybersecurity Controls by Internal Audit”, na revista Applied Sciences (MDPI) – uma publicação internacional com fator de impacto 2.5.
A pesquisa, fruto da dissertação de mestrado do Lucas Vinicius, desenvolvida no PPEE UnB/Universidade de Brasília, apresenta um modelo de atuação para auditorias internas avaliarem controles de cibersegurança em instituições financeiras brasileiras. O trabalho parte de uma análise qualitativa com especialistas de primeira, segunda e terceira linha de defesa, mapeando 10 estratégias que podem ser utilizadas pelas auditorias para fortalecer a governança cibernética.
Alguns dos principais achados incluem:
🔹 Importância da auditoria contínua baseada em dados (Data-Driven Auditing);
🔹 Potencial das auditorias em promover avaliações tanto de governança quanto técnicas, como testes de invasão (PenTests);
🔹 Necessidade de integração entre as linhas de defesa e uso de indicadores de desempenho (KPIs e KRIs);
🔹 Adoção de frameworks como NIST CSF, ISO 27001, COBIT e CIS Controls para padronizar a atuação.
👏 Parabéns ao Lucas pela qualidade do trabalho!
👏 Agradecimento especial aos coautores Carlos André de Melo Alves, Laerte Peotta!
Que esse estudo contribua para fortalecer o papel da auditoria interna como parceira estratégica no enfrentamento dos riscos cibernéticos.
Em breve, traremos o link com acesso ao artigo completo!
hashtag#CyberSecurity hashtag#InternalAudit hashtag#Governança hashtag#Cibersegurança hashtag#GestãoDeRiscos hashtag#Auditoria hashtag#SegurançaDaInformação hashtag#PesquisaAplicada hashtag#PPEE











