Que honra participar da Cybersecurity Expo 2025, evento que reuniu especialistas e líderes para discutir os desafios e estratégias de proteção do setor aéreo!

Durante minha fala no painel “Perspectivas Internacionais em Infraestruturas Críticas: Definições e Critérios para Avaliação”, compartilhei os achados da nossa pesquisa na UnB, destacando a necessidade de critérios claros para definir o que de fato deve ser protegido com prioridade máxima.

O evento, organizado pela ANAC, trouxe temas relevantes como:
– O papel das ISACs na resiliência cibernética;
– Estratégias específicas para OT/IoT no setor aéreo;
– Exercícios simulados e construção de cultura em cibersegurança.

Parabéns à organização e aos demais palestrantes pelo alto nível das discussões. Fica evidente que cibersegurança é cada vez mais um tema transversal — que precisa estar na agenda de todas as áreas, não só da TI.

Para quem esteve presente, os artigos de que falei estão disponíveis nesses dois links:
https://lnkd.in/dHc4FufZ
https://lnkd.in/dG6aJJuP

Agradeço a oportunidade @Werllem, @Menotti e @Rafael! Agradeço também ao Leonardo Ferreira pela oportunidade da pesquisa!

hashtag#CyberSecurity hashtag#InfraestruturasCríticas hashtag#Cibersegurança hashtag#ANAC hashtag#UnB hashtag#CyberExpo2025

Ontem tive a honra de participar do lançamento da obra “Segurança Cibernética na Alta Gestão”, escrita por Rogerio Galloro, Marcelo Silva e José de Souza Junior!

A obra conta a trajetória dos autores na temática e compartilha experiências importantes de como traduzir segurança cibernética para a alta gestão.

Para mim, é uma obra especial já que nela conta-se o trabalho realizado no STF para proteger o Tribunal, o qual pude trabalhar diretamente. Em especial, destaco o que é descrito nas páginas 200 e 201 do livro:

“[…] maturidade de segurança da informação: foi definido o framework a ser utilizado para avaliação da maturidade e posteriormente foi realizada a mensuração dos controles de segurança. Com base neste resultado, foi possível ter elementos objetivos para definição da estratégia de monitoramento;

riscos cibernéticos: está é uma das ações mais profundas e fundamentais para a realização da avaliação. Devido ao limitado tempo e recursos disponíveis, foi utilizada uma estratégia de seleção de 3 sistemas críticos pelo próprio secretário de tecnologia (CIO). Com base neste resultado, ficaram evidenciadas importantes oportunidades de aprimoramentos estratégicos. […]”

Que a obra possa ser útil para todos que desejam aprender com a experiência de tão renomados profissionais!

Obrigado pela oportunidade e pelas experiências Rogerio Galloro e Marcelo Silva!!

Encerramento de um Seminário Memorável na Faculdade de Tecnologia da UnB

Após dois dias intensos de discussões enriquecedoras e troca de conhecimentos, é com grande satisfação que encerramos nosso seminário na Faculdade de Tecnologia da UnB. Foi verdadeiramente incrível ver o auditório cheio de participantes engajados e as muitas visualizações que tivemos na transmissão ao vivo.

Obrigadíssimo Leonardo Ferreira e o grande time da SGD!

Obrigadíssimo Fabio Mendonça, Luciene Capra, Wilson Roberto Piedade, Jorilson Rodrigues, Claudia Jacy Barenco Abbas, Dr, Marcus Georg, Franklin Jeferson Santos, Joao Gondim, Ulisses Alves e Marcelo Silva!!

Obrigado a todo o PPEE UnB!

Todo o seminário ficou gravado!!!
Dia 1: https://lnkd.in/dDNw4Tws
Dia 2: https://lnkd.in/dbdQpQCS

Educação Digital Encontra a Realidade: A Importância do Jogo SerDigi

Recentemente, minha mãe postou assustada no grupo da família, uma reação à série “Adolescência” da Netflix, que retrata a complexidade dos desafios enfrentados pelos jovens hoje. Ela ficou assustada com a realidade apresentada e isso gerou uma conversa profunda sobre como os jovens interagem com o mundo digital.

SerDigi: Hoje, tive uma grande oportunidade de me reunir com a equipe do Serpro, responsável pelo jogo SerDigi e fiquei apaixonado por essa iniciativa brilhante! Trata-se de um jogo de tabuleiro visa educar crianças e adolescentes sobre privacidade e proteção de dados pessoais de forma divertida e interativa, promovendo comportamentos seguros no ciberespaço sem a necessidade de dispositivos eletrônicos.

Fiquei muito animado com as possibilidades! Aproveito aqui para divulgar para todos da minha rede que não conhecem. O jogo é gratuito e livre para uso!!!

Veja mais em: https://lnkd.in/d7p5j5Yf

Parabéns ao Serpro por essa iniciativa! Digna de nota e de todo o reconhecimento!!!

Iniciativa Pioneira em Cibersegurança nas Universidades Federais!

Tive a honra de ser convidado como palestrante no lançamento da campanha “Segurança do Elemento Humano”, uma iniciativa espetacular criada em parceria com várias universidades federais. O evento ocorreu em ambiente digital com gestores e gestoras de TI dedicados a fortalecer a cultura de segurança da informação em nossas instituições educacionais.

Destaque da Iniciativa: Esta campanha tem como foco conscientizar a comunidade acadêmica sobre os desafios e melhores práticas em segurança da informação, enfatizando a importância crucial do elemento humano na prevenção de incidentes e na proteção dos dados institucionais. A iniciativa está disponível para qualquer órgão público e não apenas para universidades federais, acessível no site seh.ufrn.br. Imagina você já contar com campanhas de conscientização já bem construídas e fundamentadas, quase plug and play?

Agradeço imensamente aos organizadores, Rafael Miranda e Lidiane Cristina Silva, pela oportunidade de contribuir com essa causa tão importante. A energia e o comprometimento de todos os envolvidos são verdadeiramente inspiradores.

Convido todos os interessados a explorar os materiais de conscientização que estão muito bem construídos, de forma que vocês possam utilizar nas suas próprias organizações.

hashtag#Cibersegurança hashtag#Educação hashtag#SegurançaDaInformação hashtag#UniversidadesFederais hashtag#Conscientização