MBA em Compliance e Governança

Os Programas de Compliance – também conhecidos como de conformidade, de cumprimento e de integridade – são cada vez mais relevantes para criar padrões de condutas institucionais, prevenir o descumprimento de obrigações legais e regulatórias e evitar os riscos e ilícitos. Pretendendo ampliar o conhecimento de profissionais acerca da Governança Organizacional, o CPGIS está oferecendo o curso MBA em Compliance e Governança.

O Prof. Rafael Rabelo ministrará a disciplina Gestão de Riscos nesse curso. Maiores informações podem ser encontradas no site do CPGIS.

Fonte: CPGIS

 

Pesquisadores do GOMETA apresentam artigos no 29o. Enangrad na FECAP/SP

Os pesquisadores do GOMETA: José Márcio Carvalho, Carlos André de Melo Alves e Rafael Rabelo, juntamente com alunos do ADM/UnB participaram na última semana do 29o. Enangrad – Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração, organizado pela ANGRAD – Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração na FECAP em São Paulo.

Na ocasião os pesquisadores, juntamente com alunos do ADM/UnB apresentaram artigos desenvolvidos em nosso grupo de pesquisa. Foram apresentados os seguintes artigos:

ENANGRAD PLENO – ‘Crowdfunding: uma análise da produção científica em bases de dados de 2013 a 2017’. Autores: Marcio Rossi Junior e Carlos André de Melo Alves. Destacamos que este artigo foi selecionado entre os três melhores da Área 2: ‘Empreendedorismo, Startups e Inovação’, dessa forma, o artigo recebe o ‘certificado de mérito’ pela Comissão Científica do 29o. Enangrad.

ENANGRAD PLENO – A estrutura produtiva de cafés especiais da Mantiqueira de Minas: uma abordagem de netchains, de autoria de Giulia Angélico (UFLA) e José Márcio Carvalho.

ENANGRAD PLENO – Análise da influência da potência de equipe na execução de projetos: um estudo com a equipe de operações de jornalismo da TV Globo em Brasília, de autoria de Leonardo Campos, José Márcio Carvalho e Carlos Rosano Peña.

ENANGRAD PLENO – Aderência à lei n. 12.305/2010 e operacionalização do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de uma organização pública, de autoria de Adriane Rangel e Jorge Alfredo Cerqueira Streit.

ENANGRAD PLENO – A influência do Marketing Digital nas Micro e Pequenas Empresas de Brasília, cujos autores foram Mateus Recart Costa, Rafael Rabelo, Aldery Silveira Junior e Jorge Alfredo Cerqueira Streit.

ENANGRAD JÚNIOR: ‘Eficiência do Setor Aéreo Brasileiro com DEA: uma revisão sistemática interativa’, o qual é de autoria e foi apresentado por Frederico Lima Meneses, com a supervisão do pesquisador do GOMETA Victor Rafael Rezende Celestino.

Fonte: Blog GO META

Exército e Universidade de Brasília lançam MBA em Gestão De Projetos com foco nos Programas Estratégicos

Brasília (DF) – A Universidade de Brasília (UnB) e o Exército Brasileiro darão início, em setembro, a um curso de Pós-Graduação em Gestão de Projetos. O MBA foi desenvolvido por meio de parceria entre as duas instituições, com conteúdos e formato customizados para as necessidades do Exército, em especial dos Programas e Projetos Estratégicos. No dia 3 de agosto, um evento foi realizado no Quartel-General do Exército para marcar a assinatura do Termo de Execução Descentralizada (TED) que regula o curso.

A reitora da UnB, Márcia Abrahão Moura, destacou a importância da iniciativa e a perspectiva de que essa seja apenas a primeiras de outras parcerias na área de gestão de projetos. “Para a UnB é uma honra essa parceria com o Exército, que é exemplo de planejamento no País. Estamos num movimento interno muito forte para melhorar o nosso próprio planejamento, certamente vocês também vão trazer algumas experiências que poderemos usar”, afirmou.

Estiveram presentes à solenidade representantes do meio acadêmico e da Seção do Distrito Federal do PMI (Project Management Institute), organização sem fins lucrativos que visa normatizar e desenvolver a gerência de projetos em todo o mundo. Trinta militares foram selecionados como alunos do novo curso, que terá 375 horas/aula. As pesquisas realizadas no MBA serão voltadas para temas de interesse do Exército. Além disso, a turma será dividida em seis equipes para o desenvolvimento de projetos voltados para a Força Terrestre.

“A parceria entre o Exército Brasileiro e a UnB é muito bem-vinda, ainda mais nessa área de gerenciamento de projetos e programas. Nós não temos expertise nessa área, e tanto Exército como a UnB são instituições de alta credibilidade. É o início de uma parceria que não tenho dúvidas de que vai ser muito exitosa”, declarou o Chefe do Estado-Maior do Exército, General de Exército Fernando Azevedo e Silva.

O Chefe do Escritório de Projetos do Exército (EPEx), General de Brigada Ivan Ferreira Neiva Filho, acrescentou que a área de gestão de projetos é uma área nova do conhecimento, não só para a Força Terrestre, mas o Brasil como um todo, por isso a importância da formação. “É um primeiro passo pra gente aprofundar outras iniciativas que acontecerão à frente, com a própria UnB ou outros órgãos nesse mesmo sentido. O que a gente quer é gerar conhecimento, trazer para o Exército capacitação nessa área”, reforçou.

Fonte: http://www.eb.mil.br/web/noticias/noticiario-do-exercito/-/asset_publisher/MjaG93KcunQI/content/id/9096028

-x-

O Prof. Rafael Rabelo ministrará a disciplina Gestão da Qualidade nesse curso.

MyMCDA-C é utilizado por três trabalhos de Graduação

A primeira versão do software MyMCDA-C foi recentemente utilizada como ferramenta de análise de decisão multicritério para três trabalhos de conclusão nos cursos de Bacharelado em Administração; e também, de Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas.

São eles:

  • SAMPAIO, Karen Pessego. Análise dos elementos qualificados de política pública de transporte de carga, 2018. Monografia (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas) – Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
  • ALMEIDA, Tiago Carvalho. A relevância da responsabilidade socioambiental no processo decisório de compra de artigos de vestuário, 2018. Monografia (Bacharelado em Administração) – Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
  • WIELEWSKI, Gabriel Lopes. Análise da usabilidade em um site de compras e vendas no Brasil, 2018. Monografia (Bacharelado em Administração) – Universidade de Brasília, 2018.