Alunos do curso de Administração da UnB aplicam técnicas de Gestão de Processos no Senado Federal

No dia 24 de novembro de 2017, em cerimônia realizada no hall de entrada da Secretaria de Gestão de Pessoas do Senado Federal, ocorreu a Reinauguração do Serviço de Atendimento ao Usuário – Seatus. Sob a chefia do servidor Washington Reis, desde abril do corrente ano, o Serviço vem buscando o alinhamento com o Planejamento Estratégico do Senado Federal, expresso no segundo item da Carta de Compromissos da Diretoria-Geral, como excelência na prestação de serviços públicos. Em seu discurso, Washington enfatizou sobre o ótimo trabalho que sua equipe vem realizado e dos desafios que ainda tem para enfrentar nessa jornada à frente ao Seatus.

A diretora-geral do Senado, Ilana Trombka, afirmou que a reinauguração do serviço é a materialização das ações buscadas na Carta de Compromissos – lançada há dois anos – e uma iniciativa planejada e organizada pelo próprio setor, que percebeu a importância do trabalho. Segundo Ilana, o novo Seatus é a mostra concreta de uma mudança de cultura organizacional, com decisões que não partiram da DGER.

— Essa reinauguração tem a importância de contribuir para o Senado, deixando um legado. Agradeço a todos aqui por esse passo definitivo que vem sendo construído para a Casa — comemorou a diretora.

A mudança de paradigmas na gestão do Seatus, promovida por Washington Reis, tem como premissa a integração e a participação dos colaboradores no desenvolvimento das ações e dos serviços prestados no setor. Destaca-se, por exemplo, a criação de Núcleos de Trabalhos que se subdividem em Comitês onde os colaboradores são designados para compor equipes com um administrador, descentralizando as tomadas de decisões. Entre os colaboradores, ressalta-se a participação de alunos do curso de Administração da UnB, entre eles, Emmanuel Gonçalves e Letícia Costa, responsáveis, respectivamente, pelos Comitês de Comunicação e Identidade Visual e Ambiente Organizacional.

Os alunos aplicaram técnicas de Gestão de Processos, sob orientação do Prof.º. Rafael Rabelo, com a implementação de estrutura de layout, sinalização e um projeto de expansão do setor para melhor adaptação dos serviços prestados. Letícia Costa e Emmanuel Gonçalves, evidenciaram, ainda, a importância da aplicação da teoria à prática como uma oportunidade de assimilar de forma eficaz o que foi disseminado em sala de aula.

Reinauguração do Serviço de Atendimento ao Usuário

A reinauguração do Seatus foi prestigiada pela alta Administração da Casa, Sra. Ilana Trombka – Diretora-Geral, Sr. Márcio Tancredi – Diretor-Executivo de Gestão e o Sr. Paulo Meira – Diretor da Secretaria de Gestão de Pessoas, Coordenadores, Assessores, e servidores da Casa, com a expressão de elogios para os colaboradores que participaram de forma ativa para as mudanças.

Márcio Tancredi, diretor-executivo de Gestão, elogiou a chefia do Seatus pelo projeto que reinaugurou o Seatus, que prioriza a qualidade do atendimento e a correta prestação de informações. Para Tancredi, é notável a disposição de mudar a maneira de pensar e fazer o trabalho e não insistir na burocracia dos serviços, aprendendo também a ouvir e a crescer com os erros. O diretor afirmou que a iniciativa da SEGP vem ao encontro do projeto que busca a automação nas ações que envolvem recursos humanos, trazendo um novo modelo para a área.

Diretor da SEGP, Paulo Meira expôs o cenário ideal para uma central de atendimento como aquele em que a informação é prestada com exatidão e de maneira cortês e gentil. Qualquer outra situação fora disso, avaliou o diretor, não satisfaz a expectativa do trabalho. Ele também classificou a reinauguração do Seatus como uma ação estreitamente ligada ao segundo item da Carta de Compromissos e as Diretrizes Estratégicas do Senado para o biênio 2017/2018.